Como Fazer um Currículo Bom e se Destacar
Um currículo bom deve ter, no máximo, duas páginas e destacar suas qualidades de imediato.
Um currículo bom deve encantar um recrutador em poucos segundos. Sim. Um recrutador leva em torno de sete segundos para decidir se a sua candidatura seguirá adiante. É por isso que é fundamental saber como elaborar um currículo que destaque as suas qualidades e habilidades logo no primeiro momento.
Neste guia informativo, vamos mostrar a você os passos ideais para criar um currículo que se destaque. Além disso, também compartilharemos dicas para melhorar o conteúdo do seu currículo.
Afinal, aumentar as suas chances de ser contratado começa com um currículo bom e bem elaborado. Vamos mostrar o caminho para elaborar um curriculum vitae que impressiona e faz você se destacar entre a concorrência. Prepare-se para uma dose de dicas valiosas! Vamos conferir?
1- Estruturação
A primeira etapa para criar um currículo de destaque é a estruturação. Um currículo bem organizado é como um trailer cativante de um filme que todos querem assistir. Aqui estão os elementos-chave que você deve incluir:
Dados Pessoais
Nada de informações desnecessárias, apenas o básico.
Nome completo
Posição desejada
Telefone
E-mail
LinkedIn (se tiver)
Idade
Endereço
Não coloque números de identidade como RG e CPF nem foto (a não ser que seja para uma posição que demande, como ator ou modelo).
Objetivo Profissional
É muito comum que as pessoas encontrem dificuldades ao redigir seus objetivos em um currículo, e a verdade é que fazer isso pode ser mais simples do que parece. Afinal, não há necessidade de complicar as coisas!
Para começar, é fundamental ter clareza sobre suas ambições profissionais. Se você está em busca de uma nova oportunidade de trabalho, deseja fazer uma mudança de carreira ou almeja um cargo específico, esse é o seu objetivo. O mesmo vale se você está procurando melhores chances dentro do mesmo setor. Não há segredos ou truques complicados.
Às vezes, as pessoas são tentadas a usar frases elaboradas na tentativa de impressionar os recrutadores. No entanto, essa abordagem pode ter o efeito oposto, tornando o currículo rígido e menos atraente. Lembre-se de que os recrutadores examinam uma pilha de currículos para preencher uma única vaga, por isso a simplicidade é valiosa.
Portanto, evite ser excessivamente detalhista ou listar uma série de cargos e funções. Em vez disso, adapte seu objetivo profissional no currículo de acordo com a vaga específica para a qual você está se candidatando. Dessa forma, você mostrará aos recrutadores que está alinhado com as necessidades da posição e aumentará suas chances de sucesso.
Dê um toque de personalidade a essa seção. Use algumas palavras-chave que se alinhem com o trabalho que você deseja. Por exemplo, se você está buscando um emprego na área de marketing, pode dizer: “Profissional apaixonado por marketing em busca de novos desafios.”
Experiência Profissional
Aqui, liste suas experiências anteriores em ordem cronológica reversa. Destaque suas realizações, responsabilidades e as habilidades que você desenvolveu em cada posição.
Lembre-se de concentrar-se apenas nas experiências de trabalho que se relacionem diretamente com a vaga que está buscando ou que possam contribuir de maneira relevante para o novo emprego. Essa seção do seu currículo deve ser adaptada para corresponder ao cargo ou ao setor específico ao qual você está se candidatando, fazendo uso de palavras-chave apropriadas e verbos de ação para destacar suas áreas de expertise e habilidades gerais.
É importante destacar os resultados obtidos, projetos executados e promoções recebidas.
Nome da empresa
Breve descrição como o segmento de atuação, porte, nacionalidade
Cargo ocupado
Data de início e fim
Principais atividades e resultados obtidos.
Formação Acadêmica
Mencione suas formações educacionais, começando pela mais recente. Não se esqueça de mencionar certificações relevantes.
Coloque o nome da Instituição de Ensino, curso, data de início e término.
Quem tem graduação deve seguir a ordem hierárquica, ou seja, primeiro listam-se as pós-graduações: pós-doutorado, doutorado, MBA, mestrado, especializações e por último a faculdade que cursou.
Participações em workshops, palestras e eventos podem ser listados aqui, mas apenas se tiver algum registro ou certificado que comprove a participação.
Fluências em outros idiomas podem ser lançados também desde que sejam citados o nível de conhecimento e fluência. Não eleve seu grau de conhecimento em um determinado idioma sem corresponder ao seu real conhecimento da língua, pois você poderá ser testado durante a entrevista.
Habilidades
Destaque suas habilidades-chave que são relevantes para o trabalho desejado.
Suas habilidades e competências, conhecidas como soft skills, representam os talentos e conhecimentos que você traz para desempenhar eficazmente a função à qual está se candidatando.
Ao destacá-las em seu currículo, é fundamental escolher aquelas que são mais relevantes para a vaga em questão. Lembre-se de ser honesto e realista ao descrever o seu nível de proficiência, pois em algumas situações, o recrutador pode solicitar avaliações adicionais para confirmar suas habilidades.
Portanto, estes são os ítens essenciais que devem fazer parte da estrutura de um currículo bom. Pode-se incluir uma seção, por exemplo, falando de atividades extras como trabalho voluntário, participação em clubes esportivos ou em ONG’s.
2- Formatação de um Currículo Bom
A primeira impressão é a que fica. Embora o mais importante seja o conteúdo, a apresentação visual também conta.
Para criar um currículo utilize um editor de textos, como o Word, e preste atenção nos pontos a seguir:
- Use um folha A4.
- Escolha uma fonte profissional e fácil de ler. Evite fontes cursivas. As mais usadas são Times New Roman, Arial e Avenir, com tamanho 12 ou, no máximo, 14.
- Use espaçamento de linha 1,15.
- Certifique-se de que as seções estão bem demarcadas, com títulos de tamanho razoável, e que os recrutadores vão saber onde olhar para encontrar cada informação.
- Use margens do mesmo tamanho em ambos os lados;
- Evite encher o currículo de cores, no máximo use o Negrito para destacar os tópicos e as informações relevantes.
- Salve seu currículo no formato solicitado na descrição da vaga. Caso não esteja especificado, envie em PDF, mas tenha uma versão em Word para poder alterar quando quiser. PDF é o formato ideal para enviar o currículo, pois não é possível ser editado, passando mais confiança e profissionalismo do candidato.
- Por último: revise o que foi escrito! Use um corretor ortográfico e releia várias vezes. Só não envie seu currículo com erros gramaticais. Este é um erro fatal que provavelmente vai tirar você da disputa.
3- Dicas Para Fazer um Currículo Bom
- Coloque apenas as suas informações relevantes;
- Ressalte as suas principais conquistas profissionais;
- Seja sincero e não exagere nos seus dados;
- Se você for cadastrar o seu currículo online, provavelmente, a análise inicial será feita por um software de Inteligência Artificial, que obviamente não tem uma capacidade humana de interpretação. Por isso, é importante usar palavras-chave no documento. Para fazer isso, basta ler com atenção o anúncio da vaga. Por exemplo, se no anúncio exigir “experiência internacional”, não deixe de incluir essas palavras, mesmo que no currículo houver algo como “trabalhos realizados na Europa”.
- Não exagere em seus conhecimentos e habilidades de informática e idiomas, serão detalhes facilmente descobertos em uma entrevista, caso não sejam verídicos.
- Não use declarações genéricas ou frases e expressões tidas como ‘clichê’ em seu currículo. Seja criativo e original para tornar seu currículo o mais personalizado possível;
4- Erros Mais Comuns no Currículo
- Assinar e datar o currículo.
- Incluir uma foto sua. Aceitável somente para vagas de ator/atriz ou modelo.
- Erros de digitação e/ou gramática. Tais erros praticamente eliminam um candidato. Portanto, revise com muita atenção seu currículo, antes de enviar.
- Esquecer de incluir algum dado. Uma dica é pedir para um amigo ou colega que conheça sua trajetória profissional ler o currículo e perguntar o que achou do conteúdo e da apresentação e se ele acha que faltou alguma informação.
- Omitir informações. Outro erro comum é a omissão de informações que o candidato considera desfavorável, como tempo de permanência curto em uma empresa. Ou um tempo muito longo sem uma atividade profissional. Considere colocar a informação e explique a situação durante a entrevista. Não omita.
- Informar contatos de referências. Esta informação só deve ser passada quando solicitada em uma eventual entrevista.
- Pretensão salarial. Só deve constar no currículo se for solicitado no anúncio da vaga.
- Omitir a idade. Alguns profissionais pecam pela omissão de certos dados, como a data de nascimento. Esconder a idade pode tirar você do páreo.